quinta-feira, 3 de maio de 2007

Período Paleolítico


Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada ou período da selvageria, é um período pré-histórico correspondente ao intervalo entre a primeira utilização de utensílios de pedra pelo homem até ao início do Neolítico. Este grande período histórico subdivide-se em Paleolítico Inferior e Paleolítico Superior. O Paleolítico coincide com o final da época geológica Pleistocena do período geológico Neogeno. Há certa discordância entre estudiosos quanto a essa divisão, sendo que alguns intercalam um Paleolítico Médio entre o Inferior e o Superior.


Paleolítico Inferior
Foi no Paleolítico Medio que surgiu o Homo Sapiens. Nesta época a temperatura era muita baixa obrigando o Homem a viver em cavernas.
Seus objetos são confeccionados primeiramente em osso e madeira depois em pedra e marfim. Usam um machado de pedra, para cortar e esmagar os alimentos, para defesa e fazer furos. As lascas são aproveitadas para fabricar objetos cortantes, daí o Paleolítico ter ficado também conhecido como Período ou Idade da Pedra Lascada. A sociedade é comunal, já possuem uma certa organização social e a família já tem importância. São nômades (andavam à procura de alimentos), descobrem e dominam o fogo, possuem uma linguagem rudimentar, indícios de rituais funerários e desenvolvem as primeiras práticas de magia (devido à descoberta do fogo).

Paleolítico Médio
O paleolítico médio é um conceito que compreende um espaço temporal, cultural e geográfico mais restrito do que os períodos do Paleolítico que o antecedem e precedem. O homem de neandertal, a sua distribuição geográfica , as técnicas de talhe e a sua cronologia são características que definem este período da pré-história antiga. O Paleolitico fez uma descoberta muito importante: o fogo.

Paleolítico Superior
Homem do Paleolítico Superior já é obrigado a morar efetivamente nas cavernas (devido ao resfriamento intenso do planeta e o norte da Europa ter ficado coberto de gelo como consequência da 4ª Glaciação). O Homem deste período é o Homem de Cro-Magnon, que já é o homem propriamente dito. Caçava animais de grande porte (
mamute, renas) utilizando para isso armadilhas montadas no chão.